Metodologias e Ferramentas Lean - Kaizen - WCM

"Lean manufacturing", traduzível como produção magra (actividades operacionais sem desperdícios), é uma filosofia de gestão focada na redução dos sete tipos de desperdícios (super-produção, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos). Eliminando esses desperdícios, a qualidade melhora e o tempo e custo de produção diminuem. As ferramentas "lean" incluem processos contínuos de análise (kaizen), produção puxada ou "pull" (utilizando por exemplo a técnica Kanban ) e elementos/processos à prova de falhas (Poka-Yoke), entre outras ferramentas. Aplicáveis também aos serviços, as ferramentas Lean, constituem-se como novos paradigmas e base fundamental para as organizações prosseguirem e manterem a melhoria contínua dos seus desempenhos e resultados.

Os pontos-chave do lean manufacturing são:

  • Qualidade total imediata - ir em busca do "zero defeito", e detecção e solução dos problemas em sua origem.
  • Minimização do desperdício - eliminação de todas as atividades que não têm valor agregado e redes de segurança, otimização do uso dos recursos escassos (capital, pessoas e espaço).
  • Melhoria contínua - redução de custos, melhoria da qualidade, aumento da produtividade e compartilhamento da informação
  • Processos "pull" - os produtos são retirados pelo cliente final, e não empurrados para o fim da cadeia de produção.
  • Flexibilidade - produzir rapidamente diferentes lotes de grande variedade de produtos, sem comprometer a eficiência devido a volumes menores de produção.
  • Construção e manutenção de uma relação a longo prazo com os fornecedores tomando acordos para compartilhar o risco, os custos e a informação.
  • Lean é basicamente tudo o que concerne à obteção dos materiais corretos no local correto, na quantidade correta, minimizando o desperdício, sendo flexível e estando aberto a mudanças.

Definições:

Kaizen é uma palavra de origem japonesa com o significado de melhoria contínua, gradual, na vida em geral (pessoal, familiar, social e no trabalho).

Kanban é uma palavra japonesa que significa literalmente registro ou placa visível.

Poka-yoke ( é um dispositivo a prova de erros destinado a evitar a ocorrência de defeitos em processos de fabricação e/ou na utilização de produtos



Coordenador(es):
Eng. Fernando Vieira