Objectivos Gerais:
•Desenvolver conhecimento inovador e consolidar novas competências dos Dirigentes e Técnicos Superiores, que potencie a capacidade de intervenção dos mesmos, em processos de mudança e transformação de paradigmas, de valores e sistemas, baseada numa cultura e ação sustentada de Melhoria Continua – Kaizen.
•Conhecer os valores, princípios, metodologias e ferramentas adotados pela Lean Serviçs – Kaizen
Objectivos Específicos:
Os participantes no final da ação devem saber:
•Caraterizar as razões e vantagens que determinam a promoção de iniciativas Kaizen
•Aplicar aos projetos Kaizen as dinâmicas da gestão da mudança
•Caraterizar os princípios enquadradores da abordagem Kaizen, num ambiente de filosofia de gestão Lean aplicada às atividades de serviços
•Identificar o que são atividades de valor acrescentado e desperdício
•Caraterizar em que consiste uma gestão baseada nos processos da organização e na gestão visual
•Aplicar algumas metodologias e ferramentas de suporte às dinâmicas da melhoria continua e da identificação e resolução de problemas.
Quadros técnicos e chefias de quaisquer sectores das organizações industriais ou de serviços
Supervisores e Chefes de Setor de atividades operacionais
Responsáveis por projetos de melhoria continua - Kaizen
Diretores Operacionais de PME de serviços
Profissionais em início de carreira que pretendam consolidar competências e novo conhecimento nas metodologias da gestão da qualidade e da gestão de projetos de desenvolvimento de novos produtos e de industrialização de novos componentes
- 1. Kaizen nos Serviços
- 1.1. • Desenvolver iniciativas Kaizen, Porquê?
- 1.2. • Princípios enquadradores para agir Kaizen. Lean Office
- 1.3. • As etapas e como planear uma iniciativa Kaizen
- 1.4. Conceitos de Valor ( V.A) e Desperdício (V.N.A)
- 1.5. Eficiência dos Fluxos. Mapeamento dos Processos
- 1.6. Os 8 desperdícios nos Processos Administrativos
- 1.7. Atividades Padronizadas – Standars Operacionais
- 1.8. A Gestão Visual – 5’S
- 1.9. Auditoria 5’S
- 1.10. Identificação e Resolução de Problemas. Metodologias e Ferramentas
- 1.11. KPI’s aplicados a dinâmicas Kaizen
Eng. Fernando Vieira
Formação Académica em Engenharia Electromecânica
Exerceu funções de Gestão e Direção em várias empresas . Ralor, SNAD, Renault Portuguesa - Cacia.
Sócio da empresa GIAGI Lda
Consultor e Mentor em Sistemas de Gestão da Qualidade, Gestão Produção e Gestão de Operações
Consultor e Mentor Sistemas de Melhoria Continua- Kaizen, Lean Management e Lean Thinking
Formador nas áreas da Gestão da Qualidade, Produção, Operações e Lean Management
Mentor nos domínios da Gestão Empresarial
Promotor e facilitador de Processos de Mudança Lean - WCM
Eng. Fernando Vieira
Formação Académica em Engenharia Electromecânica
Exerceu funções de Gestão e Direção em várias empresas . Ralor, SNAD, Renault Portuguesa - Cacia.
Sócio da empresa GIAGI Lda
Consultor e Mentor em Sistemas de Gestão da Qualidade, Gestão Produção e Gestão de Operações
Consultor e Mentor Sistemas de Melhoria Continua- Kaizen, Lean Management e Lean Thinking
Formador nas áreas da Gestão da Qualidade, Produção, Operações e Lean Management
Mentor nos domínios da Gestão Empresarial
Promotor e facilitador de Processos de Mudança Lean - WCM
Este curso de formação pode ser realizado na(s) seguinte(s) localidade(s):
Aveiro
Coimbra
Guarda
Leiria
Viseu
Este curso de formação pode ser realizado no(s) seguinte(s) horário(s):
14 -18 horas
Pós-Laboral
Para participar neste curso deve cumprir os seguintes requisitos de participação:
Habilitações académicas: (requisito obrigatório)
Grau académico mínimo: 9º Ano (completo)
Situação profissional:
Todas as situações profissionais são admitidas.
A participação neste curso tem um custo de:
270 €
(+IVA à taxa legal)
Para formação intra-empresa solicitar Orçamento.
Para formandos com participação individual o preço indicado estará isento de IVA.
Para validar a sua participação no curso deverá efetuar o pagamento por transferência bancária até 24 horas antes da data de início do curso.