Praticar o Kanban em ambiente Industrial

Carga Horária
15 horas
Modalidade
Formação Profissional
Preço
270 €   (+IVA à taxa legal)

Apresentação

Na gestão da produção, kanban é um cartão de sinalização que controla os fluxos de produção ou transportes num sistema industrial. O cartão pode ser trocado por outro sistema de sinalização, como luzes, caixas vazias e até locais vazios demarcados.
Na década de 1960 a empresa Toyota criou o chamado sistema Kanban que se trata de um sistema de abastecimento e controle de Stoks. Este sistema funciona movimentando e fornecendo produtos de acordo com o consumo . O Kanban foi concebido a partir da visualização como funcionava o abastecimento de um supermercado
Conforme os produtos vão sendo vendidos (consumidos) os espaços vazios vão sendo reabastecidos. São utilizados cartões para o controle e funcionamento do Kanban. Cada cartão utilizado indica que um material foi utilizado e precisa ser reposto, os cartões também são divididos por prioridade de reabastecimento, sendo separados pelas cores verde, amarela e vermelha .
O sistema kanban não tem como função reduzir Stocks apenas limita seu nível a um valor máximo, não podendo assim ser confundido com o sistema just-in-time. O sistema Kanban é considerado apenas uma parte do sistema Just in Time.
Por vezes existe uma confusão entre o sistema Kanban e o sistema Just in time (JIT). O JIT fabrica os produtos certos na quantidade e qualidade necessária, no momento exato em que o produto for requerido
O Kanban é um sistema com uma dominância visual , sendo que as suas cores são equiparadas a um semáforo, onde a cor verde significada que a produção está fluindo bem; com o amarelo devemos ficar atentos e o vermelho significa que a situação está crítica.
É um sistema que todos os profissionais que trabalham em ambiente Industrial devem conhecer.