A Gestão da Segurança, Higiene e Saúde do trabalho deve hoje em dia ser integrada nas políticas e objectivos da gestão das organizações, privilegiando uma filosofia de prevenção e desenvolvendo-se em sintonia com os instrumentos normativos e legislativos aplicáveis.
Isto porque as expectativas sociais estão a aumentar a pressão sobre as organizações, para que reduzam os riscos de doença, de acidentes e de incidentes nos locais de trabalho. Além de cumprir as suas responsabilidades legais, as Organizações deverão de um modo continuado melhorar o desempenho da gestão das condições de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho.
A Certificação do Sistema de Gestão da Segurança e Saúde de acordo com normativos aplicáveis, significa que a organização cumpre com a legislação laboral e de saúde ocupacional e de segurança e que controla, previne e melhora os perigos e riscos significativos das suas actividades e produtos na saúde dos seus colaboradores, clientes, utentes, fornecedores e populações vizinhas.
Urge pois, aprender as boas práticas da gestão das condições de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho.
Coordenador(es):
Eng.º Fernando Manuel Pereira Vieira