Segurança em Espaços Confinados

Carga Horária
8 horas
Modalidade
Formação Profissional
Preço
100 €   (+IVA à taxa legal)

Apresentação

Um espaço confinado é um local, onde se desempenha alguma tarefa, em que as aberturas de entrada e saída são reduzidas. As condições de ventilação são igualmente desfavoráveis, o que pode originar doenças ou lesões, uma vez que não se podem desenvolver determinadas atividades em contínuo.

Os espaços confinados podem ser classificados de acordo com as suas características geométricas:
•Espaços abertos – túneis, galerias subterrâneas, entre outros;
•Espaços fechados – cisternas, silos, reatores, fornos, câmaras de visita, entre outros.

De acordo com os riscos potenciais, podem ser classificados em três categorias:
•1ª Categoria – implica perigo de vida: é necessária autorização de entrada escrita e plano de trabalho desenhado especificamente para o efeito;
•2ª Categoria – com perigo potencial de lesão: é necessária a utilização de método de trabalho seguro para se obter autorização de entrada sem proteção respiratória;
•3ª Categoria – com perigos normais potenciados pela instalação. Com base na experiência e inspeções, importa que seja assegurado um método de trabalho seguro, sem necessidade de autorização de trabalho.

Os riscos nestas áreas de trabalho são diversos, pois além do contacto com substâncias tóxicas, venenosas ou inflamáveis, pode ocorrer a escassez de oxigénio causada pela falta de ventilação e de espaço.

A prevenção assente no treino e formação específica para trabalhos em espaços confinados é vital.