Nova Versão Norma NP 4457:2021 Sistema Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação

Carga Horária
15 horas
Modalidade
Formação Profissional - Online - Live Training
Preço
270 €   (+IVA à taxa legal)

Apresentação

A competitividade das nossas organizações é fundamental para a afirmação do nosso país em diferentes mercados. Uma das estratégias mais eficazes e sólidas é a orientação para a inovação. Assim sendo, os sistemas de gestão da investigação, desenvolvimento e inovação, têm um papel importante para que as organizaçõesse tornem mais competitivas aumentando da sua capacidade inovadora, independentemente de se posicionarem como empresas de alta intensidade tecnológica (high-tech) ou baixa intensidade tecnológica (low-tech).
Mas todos somos inovadores? É cada vez mais relevante a criação de valor nas organizações. Nesta época em que as dificuldades para a maioria das organizações é maior, torna-se ainda mais importante sistematizar métodos para quebrar regras com frequência e organização. É também fundamental monitorizar o desempenho da organização e avaliar se estamos a alcançar o pretendido. Ter inovação constante, de forma contínua e não pontual, é fundamental. A boa notícia é que se não formos inovadores, podemos vir a ser. Os inovadores fazem-se!
Neste curso, analisam-se os grandes pilares da inovação, enquadrados na norma inovadora e pioneira NP 4457:2021, resultado de um trabalho intensivo com um conjunto de empresas e entidades de referência com práticas e produtos reconhecidamente inovadores.
Apresentaremos também os fundamentos da Norma ISO 56002:2019 que estabelece como principais benefícios de implementar um sistema de gestão da inovação de acordo com a ISO 56002:2019 são:
a) maior capacidade de gerenciar incertezas;
b) aumento do crescimento, receita, lucratividade e competitividade;
c) redução de custos e desperdícios e aumento da produtividade e eficiência de recursos;
d) melhoria da sustentabilidade e resiliência;
e) aumento da satisfação dos usuários, clientes, cidadãos e outras partes interessadas;
f) renovação sustentada do portfólio de ofertas;
g) pessoas engajadas e capacitadas na organização;
h) maior capacidade de atrair parceiros, colaboradores e financiamento;
i) melhoria da reputação e valorização da organização;
j) conformidade facilitada com regulamentos e outros requisitos relevantes.