Contabilidade Analítica de Gestão – Método de Custeio Baseado em Atividades (ABC) - PME

Carga Horária
21 horas
Modalidade
Formação Profissional - Online - Live Training
Preço
315 €   (isento de IVA)

Apresentação

O Método de Custeio Baseado em Atividade (ABC) não é somente um método de cálculo do custo de produção, mas sim um método de controlo de gestão. Este fornece informação contabilística relevante e fundamental para a reflexão sobre o posicionamento concorrencial da empresa.
O sistema de Custeio Baseado em atividades ou Activity Based Costing) é um método de custeio que está baseado nas atividades que a empresa efetua no processo de Produção e Fornecimento de seus produtos. Esta é uma metodologia desenvolvida pelos americanos Robert Kaplan e Robin Cooper em meados da década de 1980, na Universidade de Harvard. Fornece um método para o tratamento dos custos indiretos, através da análise das atividades, dos seus geradores de custos, e dos utilizadores.
Consiste na identificação, análise e alocação de custos aos processos ( Atividades) de uma determinada empresa, visando melhor e monitorar os resultados de exploração. O uso deste método permite uma melhor medição dos custos. Os recursos são atribuídos a cada atividade; em seguida, as atividades são atribuídas a objetos de custo com base no seu uso. O custo baseado em atividades reconhece os relacionamentos de causa dos responsáveis pelos custos das atividades. É um sistema de custeio alternativo ao tradicional que se apoia em atividades para imputar não só os custos diretamente relacionados com a produção como também os custos indiretos que contribuem para a produção. Este sistema pode ser aplicado a empresas industriais, comerciais e de prestação de serviços