Sistemas de Gestão Ambiental - Concepção e Implementação. A ISO 14001:2015

Carga Horária
21 horas
Modalidade
Formação Profissional
Preço
315 €   (+IVA à taxa legal)

Apresentação

A crescente conscientização da sociedade em geral para a importância da gestão ambiental, tem vindo a determinar uma pressão sobre a comunidade empresarial, pondo em evidencia que os padrões atuais de consumo de recursos do planeta são insustentáveis. Assim, as empresas terão que adequar as suas estratégias de desenvolvimento de negócios, estabelecendo e concretizando politicas e práticas de gestão ambiental mais amigas do ambiente
Atualmente, as empresas que oferecem mais informações sobre o seu desempenho ambiental melhoram as relações com acionistas, fornecedores e consumidores, o que representa uma vantagem de mercado. Normalmente, a implementação de um sistema de gestão ambiental é um processo voluntário. O grande motivo para a implantação desse sistema é que o meio ambiente representa ao mesmo tempo riscos e oportunidades.
Importa pois optar pela implantação de um SGA. As organizações não recebem apenas benefícios financeiros, como economia de matéria-prima, menores gastos com resíduos, aumento na eficiência na produção e vantagens de mercado, mas sim, estão também diminuindo os riscos de não gerirem adequadamente seus aspectos ambientais, como acidentes, multas por descumprimento da legislação ambiental, incapacidade de obter crédito bancário e outros investimentos de capitais, e perda de mercado por incapacidade competitiva.