Técnicas de Soldadura SER (Soldadura por Eléctrodos Revestidos)

Carga Horária
120 horas
Modalidade
Formação Profissional
Preço
1800 €   (+IVA à taxa legal)

Apresentação

Soldar a arco elétrico com elétrodo revestido (em Ingles Shielded Metal Arc Welding – SMAW), também conhecida como soldadura manual a arco elétrico (MMA), é um processo manual de soldadura que é realizado com o calor de um arco elétrico mantido entre a extremidade de um elétrodo metálico revestido e a peça de trabalho. O calor produzido pelo arco elétrico funde o metal, a alma do elétrodo e seu revestimento de fluxo.
Os gases produzidos durante a decomposição do revestimento e a escória líquida protegem o metal de solda da contaminação atmosférica durante a solidificação.
Devido à sua versatilidade de processo e da simplicidade de seu equipamento e operação, a soldagem com elétrodo revestido é um dos mais populares processos de soldadura. O SMAW é amplamente utilizado na construção de estruturas de aço e na fabricação industrial. O processo é principalmente utilizado para soldar ferro e aço (incluindo o aço inoxidável), mas também podem ser soldadas com esse método ligas de níquel, alumínio e cobre.