SPC-Controlo Estatístico do Processo-2ª Ed (AIAG)

Carga Horária
21 horas
Modalidade
Formação Profissional
Preço
315 €   (+IVA à taxa legal)

Apresentação

O Controlo Estatístico do Processo (SPC-Statistic Process Control ) é um método baseado na estatística aplicada e que pretende promover a estabilidade dos processos operacionais, em particular os produtivos e potenciar a qualidade dos resultados, em termos de características dos produtos conforme, dentro do intervalo de tolerância ou de acordo com os critérios de aceitação estabelecidos.
O SPC criado em 1920, tem tido ampla aplicação na indústria transformadora sendo hoje utilizado em inúmeros outros sectores de actividades, incluindo na prestação de serviços.
O SPC baseia-se na análise suportada também em gráficos de dados resultantes de medicões efectuadas sobre os produtos e que permitem observer a variabilidade e a centralidade dos processos de tranasformação.
Se os valores apresentam variabilidade e centralidade dentro de valores aceitáveis, então o processo considera-se estável e sob controlo, numa perspectiva estatística.
Quando a variabilidade ou centralidade dos processos são inaceitáveis ou tendem a desviar-se nesse sentido então o processo estará instável, por vezes fora de controlo e os riscos de desvios-produtos não conformes para além de limites aceitáveis é uma realidade, devendo por isso haver lugar à implementação de acções correctivas tendentes a erradicar as causas que provocam esses desvios.
O presente curso, aborda este conceitos de acordo com o Manual SPC-2 Edição da AIAG-Automotive Industry Action Groupe, principal referencial sobre tratamento estatísticos de dados, enquanto requisitos exigidos pelas IATF 16949, normativo principal do sector automóvel