Sistema de Gestão de Ativos - Requisitos ISO 55001 e Orientações para Aplicação ISO 55002

Carga Horária
15 horas
Modalidade
Formação Profissional - Online - Live Training
Preço
330 €   (+IVA à taxa legal)

Apresentação

O que é a Gestão de Ativos?

A Gestão de Ativos coordena as atividades financeira, de operação, de manutenção, de gestão do risco e outras que estejam relacionadas com os ativos, para que a organização produza mais valor a partir dos seus ativos.
Todas organizações de utilização intensiva de ativos, públicas ou privadas, podem beneficiar com a utilização da Norma ISO 55001. Em particular, as organizações que têm o objetivo de incrementar o valor dos seus ativos, ou organizações que assegurem a gestão de ativos que são propriedade do seu cliente, podem alavancar um sistema de gestão de ativos que esteja em conformidade com Normas Internacionais.

Como exemplos destas organizações incluem-se:
•Setores infraestruturais e industriais (energia – produção, transporte e distribuição, serviços de abastecimento de água e serviços de águas residuais, telecomunicações, caminhos de ferro, transportes urbanos…)
•Serviços públicos apoiados em infraestruturas (aeroportos, hospitais, estradas…)
•Todos os setores económicos cuja produção ou serviços sejam regulados por entidades governamentais
•Indústrias de capital intensivo e empresas de grande valor acrescentado (mineração, petroquímicas, fábricas…)
•Setor imobiliário (residencial, comercial, cultural…)
•Empresas de serviços (software, consultoria, serviços profissionais…)

Em que consiste a ISO 55001?

A Norma ISO 55001 estabelece os requisitos para um sistema de gestão para a gestão de ativos. O sistema de gestão da ISO 55001 proporciona um enquadramento para o estabelecimento de políticas, governança e processos de gestão de ativos que permitem à organização ir ao encontro dos seus objetivos estratégicos. A ISO 55001 utiliza um processo estruturado, eficaz e eficiente que promove a melhoria contínua e a criação continuada de valor através da gestão do custo, do desempenho e do risco associado aos ativos. As Normas ISO 55000 e 55002 complementam a Norma ISO 55001 ao proporcionarem a visão, os princípios e a terminologia (ISO 55000) e as linhas de orientação para a sua aplicação (ISO 55002). Esta Norma tem o foco na necessidade de um sistema de gestão e por isso não especifica requisitos financeiros, contabilísticos ou técnicos para a gestão de tipos específicos de ativos.

Texto da Comissão Técnica da ISO/TC251 para os Sistemas de Gestão de Ativos, responsável pelo desenvolvimento das normas da série ISO 55000.