Cálculo da pegada de carbono da organização segundo o The Greenhouse Gas Protocol

Carga Horária
12 horas
Modalidade
Formação Profissional - Online - Live Training
Preço
250 €   (+IVA à taxa legal)

Apresentação

A pegada de carbono é um conceito derivado do inglês “carbon footprint”. É um método utilizado para determinar as emissões de gases do efeito estufa (dióxido de carbono, metano, óxido nitroso, lorofluorcarbonos e ozônio), resultantes de processos de fabricação de um produto e ou de atividades de prestação de serviços. Para tal são identificados os ciclos de cada produto, processo ou serviço para que seja encontrada a sua pegada de carbono.
A pegada de carbono mede o impacto que uma atividade humana tem no nosso ambiente em termos de emissões de gases de efeito de estufa, expresso em unidades de dióxido de carbono. . A verificação da pegada de carbono permite demonstrar a sua responsabilidade ambiental e mostra o compromisso de cada indivíduo/empresa.

Numa sociedade em que se assiste ao aumento constante da consciência ambiental e em que as preocupações ambientais se tornam cada vez mais parte do quotidiano, as políticas ambientais tornam-se fatores de competitividade, sustentabilidade e responsabilidade social, relevantes para o sucesso das organizações num mercado cada vez mais exigente.
As atividades como o consumo de matérias-primas, água e a produção de resíduos, podem traduzir-se em termos de consumo de energia e consequentemente em emissões de gases com efeito de estufa, pelo que estas emissões constituem um bom indicador do desempenho ambiental das organizações.
As medidas de redução das emissões de dióxido de carbono podem também contribuir significativamente para reduzir os custos operacionais das organizações em termos de consumo de energia, de água e de matérias primas e subsidiárias.
Conhecer os protocolos de referencia PAS 2050 e ISO 14067, saber identificar, calcular e monitorar as emissões CO2, são hoje requisitos de gestão obrigatórios e requeridos cada vez mais, nas principais cadeias de valor de fornecimento de produtos
Participe numa formação dinâmica, que privilegia a interação e a análise de casos e de boas práticas.