Avaliação do ciclo de vida em Produtos e Processos- ACV/LCA

Carga Horária
15 horas
Modalidade
Formação Profissional - Online - Live Training
Preço
300 €   (+IVA à taxa legal)

Apresentação

Avaliação do Ciclo de Vida - ACV (Life Cycle Assessment - LCA) é um método utilizado para avaliar o impacto ambiental de produtos e serviços. A análise do ciclo de vida de um produto, processo ou atividade é uma avaliação sistemática que quantifica os fluxos de energia e de materiais no ciclo de vida do produto. A EPA (Environmental Protection Agency, dos Estados Unidos) define a Avaliação de Ciclo de Vida como “uma ferramenta para avaliar, de forma holística, um produto ou uma atividade durante todo seu ciclo de vida”
O ciclo não é mais do que mais a história do produto, desde a fase de extração das matérias primas, passando pela fase de produção, distribuição, consumo, uso e até sua transformação em lixo ou resíduo.
A ACV, portanto propõe uma análise bastante complexa, com muitas variáveis. Por este motivo, há uma estrutura formal, dividida em etapas, para a realização de uma avaliação do ciclo de vida de um produto:
1. Definição dos objetivos, limites do estudo e escolha da unidade funcional.
2. Realização do inventário de entradas e saídas de energia e materiais relevantes para o sistema em estudo
3. Avaliação do impacto ambiental associado às entradas e saídas de energia e materiais ou avaliação comparativa de produtos ou processos: avalia os impactos devidos às emissões identificadas e ao consumo de recursos naturais e interpreta os resultados da avaliação de impacto com a finalidade de implantar melhorias no produto ou no processo.
A norma que fornece os princípios e estruturas e alguns requisitos metodológicos para a condução de estudos de ACV é a ISO 14040. Detalhes adicionais relativos aos métodos são fornecidos nas normas complementares: ISO 14041, ISO 14042 e ISO 14043, em relação às várias fases da ACV
A ACV apresenta –se assim como uma alternativa abrangente e eficaz , para apoiar as tomadas de decisões no ambiente industrial contemporâneo e, a análise de sua eficiência, um instrumento que promove as ações necessárias para a melhoria da relação indústria-ambiente