O Registo Nacional, Europeu e Internacional de Marcas

Carga Horária
8 horas
Modalidade
Formação Profissional
Preço
70 €   (isento de IVA)

Apresentação

A marca é um sinal que identifica no mercado os produtos ou serviços de uma empresa, distinguindo-os dos de outras empresas.

Se a marca for registada, passa o seu titular a deter um exclusivo que lhe confere o direito de impedir que terceiros utilizem, sem o seu consentimento, sinal igual ou semelhante, em produtos ou serviços idênticos ou afins (ou seja, o registo permite, nomeadamente, reagir contra imitações).

Atenção! Em princípio, o registo apenas protege a marca relativamente aos produtos e aos serviços especificados no pedido de registo (ou a produtos ou serviços afins).

Isto significa, por exemplo, que uma empresa que detenha um registo de marca para assinalar computadores pode reagir contra o uso de uma marca igual ou semelhante por uma empresa que preste serviços de reparação de computadores, mas já não o poderá fazer, em princípio, contra a utilização dessa marca por outra empresa que fabrique aspiradores.

INPI - Instituto Nacional da Proriedade Industrial

Com a acção de formação pretende-se demonstrar aos participantes a importância do registo das marcas, enquanto direito de exclusivo que valoriza o esforço financeiro e o investimento intelectual e como factor de segurança do investimento das empresas em mercados externos.